segunda-feira, 5 de julho de 2010

Após sanções, países se negam a reabastecer aviões iranianos

Reino Unido, Alemanha e Emirados Árabes Unidos se recusam a abastecer os aviões iranianos de passageiros que transitarem por seus aeroportos, informou a Associação de Companhias Aéreas Iranianas, citada nesta seguna-feira pelas agências Irna e Isna.
Segundo as fontes, a medida começou a ser aplicada na semana passada e é consequência das sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos contra Irã por seu controvertido programa nuclear.
"Desde a semana passada, depois da adoção das sanções unilaterais e das sanções americanas contra o Irã, os aeroportos da Grã-Bretanha, Alemanha e Emirados Árabes Unidos se negam a abastecer os aviões iranianos", declarou Mehdi Aliyari, secretário da Associação de Companhias Aéreas Iranianas, citado pela Isna.
"As companhias Iran Air (nacional) e Mahan (privada), que têm inúmeros voos para a Europa, tiveram problemas", acrescentou.
Aliyari pediu à Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) que intervenha para declarar "ilegal a aplicação dessas sanções".
"O ministério das Relações Exteriores, a organização nacional da aviação civil, o ministério dos Transportes atuarão contra esta ação ilegal americano", acrescentou.

Segundo a Irna, o Kuwait também se nega a abastecer os aviões iranianos.

Nenhum comentário: