segunda-feira, 5 de julho de 2010

Morre 1º ativista sob mandato do novo presidente filipino

Fernando Baldomero, um ativista político da organização esquerdista Bayan Muna foi assassinado nesta segunda na região central das Filipinas. Este é o primeiro crime deste tipo sob o mandato do novo presidente Benigno Aquino, informaram fontes oficiais.

Segundo a Polícia, dois homens em motocicletas dispararam pelo menos quatro vezes contra Baldomero enquanto este se preparava para levar ao colégio seu filho de 12 anos. Durante a juventude, o ativista hava sido membro da guerrilha comunista do Novo Exército do Povo. Baldomero morreu aos 61 anos de idade.

O secretário-geral da Bayan Muna (Povo Primeiro), Renato Reyes, exigiu a Aquino que condene à morte, empregue "toda a força da lei para prender os assassinos" e deixe claro a policiais e militares "que estes crimes devem terminar e seus autores serão condenados". "Devem rodar cabeças nas Forças Armadas das Filipinas. Se não, o clima de impunidade continuará", acrescentou Reyes.

Há dois dias, o apresentador de televisão José Daguio foi o primeiro jornalista assassinado sob o mandato de Aquino, que sucedeu no posto Gloria Macapagal Arroyo no dia 30 de junho. Durante os nove anos de mandato de Arroyo, quase 900 pessoas perderam a vida em execuções sumárias na "guerra suja" das forças de segurança contra os rebeldes maoístas, segundo as organizações de direitos humanos.Fonte:Efe

Nenhum comentário: