Fernando Baldomero, um ativista político da organização esquerdista Bayan Muna foi assassinado nesta segunda na região central das Filipinas. Este é o primeiro crime deste tipo sob o mandato do novo presidente Benigno Aquino, informaram fontes oficiais.
Segundo a Polícia, dois homens em motocicletas dispararam pelo menos quatro vezes contra Baldomero enquanto este se preparava para levar ao colégio seu filho de 12 anos. Durante a juventude, o ativista hava sido membro da guerrilha comunista do Novo Exército do Povo. Baldomero morreu aos 61 anos de idade.
O secretário-geral da Bayan Muna (Povo Primeiro), Renato Reyes, exigiu a Aquino que condene à morte, empregue "toda a força da lei para prender os assassinos" e deixe claro a policiais e militares "que estes crimes devem terminar e seus autores serão condenados". "Devem rodar cabeças nas Forças Armadas das Filipinas. Se não, o clima de impunidade continuará", acrescentou Reyes.
Há dois dias, o apresentador de televisão José Daguio foi o primeiro jornalista assassinado sob o mandato de Aquino, que sucedeu no posto Gloria Macapagal Arroyo no dia 30 de junho. Durante os nove anos de mandato de Arroyo, quase 900 pessoas perderam a vida em execuções sumárias na "guerra suja" das forças de segurança contra os rebeldes maoístas, segundo as organizações de direitos humanos.Fonte:Efe
Nenhum comentário:
Postar um comentário