segunda-feira, 5 de julho de 2010

Em Bagdá, vice-presidente dos EUA quer agilizar formação de novo governo


Em visita ao Iraque - onde passou o dia da Independência dos EUA junto às tropas - o vice-presidente americano Joe Biden reforçou ao presidente iraquiano, Jalal Talabani, o apoio de Washington ao processo democrático no país.
A viagem de Biden à Bagdá ocorre em meio à crise política vivida pelo Iraque, que quase quatro meses após as eleições -- que incluíram uma onda de ataques, cancelamento de candidaturas e recontagem dos votos -- ainda não formou uma coalizão sólida para governar o país.
Talabani declarou que continuará trabalhando para unir os iraquianos, chegar a um consenso e pôr fim à incerteza política.
O vice americano também se reuniu com o líder da região do Curdistão, Barham Saleh, que ressaltou a necessidade de acelerar a formação do novo governo iraquiano.
Durante sua visita à Bagdá, Biden manifestou sua preocupação com 'o atraso na formação de um governo e com as intromissões regionais' e reiterou o compromisso de reduzir o número de soldados americanos no país, como informou ontem um porta-voz do governo iraquiano.

Eleições

Apontado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para liderar os assuntos relacionados ao Iraque em Washington, Biden fez sua primeira visita surpresa ao Iraque desde o começo do ano.
Como esperado o principal tema discutido entre o vice e autoridades locais foi a formação do novo governo. Os iraquianos esperavam que as eleições conduzissem o país à estabilidade e recuperação econômica sete anos após a invasão liderada pelos EUA, mas o pleito acabou gerando uma série de disputas políticas, ameaçando até o retorno de uma guerra sectária.
Próximo ao fim de seu mandato, o presidente iraquiano Jalal Talabani convocou para o próximo dia 14 de junho a primeira reunião do novo Parlamento.
O anúncio foi feito pelo chefe do escritório presidencial, Nasir al Ani, em comunicado divulgado pelo canal estatal de televisão Al Iraqiya.
A Assembleia Legislativa terá que escolher o presidente do Parlamento e o novo Presidente da República, que por sua vez deverá orientar o líder da principal força parlamentar a formar um novo governo.
Nas eleições do último dia 7 de março venceu a aliança Al Iraqiya (O Iraquiano), liderada pelo ex-primeiro-ministro Iyad Allawi, que conseguiu 91 das 325 cadeiras do Parlamento unicameral.
Em seguida se situaram as coalizões Estado de Direito, presidida pelo atual primeiro-ministro, Nouri al Maliki, com 89 deputados; e a Aliança Nacional Iraquiana, antiga parceira do governo de al Maliki, com 70 assentos. A Aliança Curda, com 43 cadeiras, é a quarta força parlamentar.
A aliança de Allawi e a de al Maliki disputam o direito de serem as encarregadas de formar o novo Executivo. A primeira por ter sido a vencedora das eleições de março e a segunda por formar, após um acordo com a Aliança Nacional Iraquiana, a bancada mais numerosa.Fonte:Folha SP

Nenhum comentário: