segunda-feira, 5 de julho de 2010

Líder palestino nega avanços em negociações indiretas com Israel

DA EFE, EM AMÃ

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, assegurou nesta segunda-feira que não houve avanços nas negociações indiretas entre palestinos e israelenses, que acontecem desde o dia 9 de maio com mediação dos Estados Unidos.
Abbas fez as declarações a editores de jornais jordanianos, reproduzidos nesta segunda-feira pela imprensa local.
Há dois dias, foi encerrada a quinta rodada do diálogo indireto de paz. Amanhã, o assunto deve estar na pauta da reunião entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, em Washington.
Em princípio, este diálogo indireto deveria passar para contatos diretos em setembro deste ano. O processo, contudo, ocorre sob grande desconfiança dos palestinos, que negaram reiteradamente voltar à mesa de negociação enquanto Israel não paralisasse totalmente a ampliação das colônias nos territórios palestinos.
Abbas afirmou que a ANP apresentara aos EUA uma versão definitiva sobre vários assuntos, como o status de Jerusalém Oriental ou a delimitação das fronteiras e a situação da segurança. "Se Netanyahu reconhece que estes assuntos são negociáveis, significa que está havendo progressos e que poderemos avançar rumo a conversas diretas", disse Abbas.
No entanto, advertiu que em caso de não acontecer nenhum progresso antes de setembro, os ministros de Relações Exteriores árabes se reunirão para decidir que caminho seguir.
O líder palestino reiterou que não renunciará a Jerusalém Oriental, embora tenha mostrado sua disposição a aceitar leves mudanças por ambas as partes na delimitação das fronteiras de 1967.

Nenhum comentário: