segunda-feira, 5 de julho de 2010

Isaf reorganiza suas tropas no sudoeste do Afeganistão



A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) reorganizou suas tropas no sudoeste do Afeganistão, onde se encontram alguns das fortificações mais resistentes dos talibãs, informou nesta segunda a organização. Cerca de 30 mil soldados estarão sob comando do recém criado Comando Regional do Sudoeste (RCSW, sigla em inglês), que inclui as conflituosas províncias de Nimroz e Helmand, esta última cenário de frequentes combates contra os insurgentes.

Segundo informou a Isaf em comunicado, a organização celebrou um ato este domingo em Helmand para marcar a reorganização de suas forças no sudoeste, que contou com a participação de vários altos oficiais e militares afegãos na região. O RCSW será formado por tropas procedentes dos Estados Unidos, Reino Unido, Geórgia, Dinamarca, Barein e Estônia, que trabalharão junto ao Governo afegão e as forças de segurança para "levar segurança" à região, segundo a Isaf.

"Trata-se de uma progressão militar natural, baseada no número de soldados destinados aqui e a prioridade que representam as regiões de Helmand e Nimroz", afirma na nota o novo comando da força, o marine e geral americano Richard Mills. O objetivo da reorganização é que os comandantes da Isaf no sul possam se concentrar em áreas geográficas menores, garantir uma melhor coordenação entre as tropas internacionais e afegãs e melhorar a segurança, segundo a organização. "O estabelecimento do RCSW aumenta significativamente a capacidade das forças de segurança afegãs para cooperar com a Coalizão", segundo o general David Rodríguez, do comando conjunto da Isaf.

A reorganização do comando sudoeste coincide com a visita ao país do novo chefe dos soldados internacionais no Afeganistão, o general David Petraeus, que assumiu o comando das tropas este domingo em cerimônia em Cabul. Petraeus afirmou que a guerra afegã está em um "momento crítico".Fonte:Efe

Nenhum comentário: