clinton-vashadze-georgia-4142009a
DA EFE, EM TBILISI (GEÓRGIA)
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou nesta segunda-feira à Geórgia para reafirmar o respaldo dos Estados Unidos às reformas internas do país e em sua queda de braço com a Rússia pelas regiões separatistas de Abkházia e Ossétia do Sul.
Hillary conclui na Geórgia uma viagem pelo leste europeu e o Cáucaso Sul, que já a levou à Ucrânia, Polônia, Azerbaijão e Armênia, pouco depois do anúncio da retomada das relações americanas com a Rússia.
Ela foi recebida no aeroporto de Tbilisi pelo ministro de Relações Exteriores georgiano, Grigol Vashadze.
Durante as seis horas que durará a visita, Hillary se reunirá com um grupo de mulheres, realizará negociações com o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, e membros de seu governo e se reunirá brevemente com representantes da oposição.
Na Armênia, a secretária assegurou que a vontade dos EUA de melhorar sua relação com a Rússia não impede que ambos os países discordem em assuntos como a guerra entre Rússia e Geórgia de agosto de 2008 e o reconhecimento por Moscou da independência de Abkházia e Ossétia do Sul.
Além de Rússia, apenas Nicarágua, Venezuela e o pequeno Estado micronésio de Nauru reconheceram a independência de Abkházia e Ossétia do Sul.
"Não estamos de acordo com a presença de tropas russas na Abkházia e Ossétia do Sul. A Geórgia vai continuar defendendo seus interesses, e nós apoiamos essa postura", especificou a chefe da diplomacia americana.
Ela disse, contudo, que os EUA colaboram com a Rússia na regra do conflito armênio-azerbaijano pelo enclave de Nagorno Karabakh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário