Uma embarcação-tanque com 18 marinheiros filipinos a bordo foi sequestrado por piratas somalis, na área de Bab El Mandeb, ao sul do mar Vermelho, informa a operação naval europeia contra a pirataria, Navfor.
Segundo a Navfor, o Motivator, de bandeira das ilhas Marshall, sofreu um ataque pirata na madrugada de domingo. O sequestro só foi confirmado na manhã desta segunda-feira, quando a comunicação com o barco foi perdida.
Após a notificação, os tripulantes da Operação Atalanta da Navfor tentaram sem sucesso entrar em contato com a embarcação, que pesa 13.065 toneladas e transporta óleo lubrificante.
A Operação Atalanta tem como objetivo principal escoltar os navios mercantes que transportem ajuda humanitária dentro do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e as embarcações da Missão da União Africana na Somália (Amisom).
A expedição também protege os navios mais vulneráveis dentro do golfo de Áden e no oceano Índico e se encarrega de vigiar a atividade pesqueira no litoral da Somália.
Os piratas somalis mantêm mais de uma dúzia de navios e centenas de tripulantes sob seu poder. A pirataria mostrou-se uma forma de obter riqueza em um país que não vê governo efetivo desde 1991.
Nos últimos meses vários navios chineses foram atacados no golfo de Áden e dois deles sequestrados. A China participa da armada internacional que patrulha a área para evitar ataques piratas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário